17 de janeiro de 2022

Marketing no TikTok para Empresas Vale a Pena?

TikTok cresceu rapidamente em uma das plataformas de mídia social mais populares em apenas um curto período de tempo.

Lançado em 2017, ele se tornou o aplicativo número um mais baixado em 2020 e foi classificado como a terceira marca de crescimento mais rápido em 2020 pela Morning Consult.

Estima-se que a plataforma tinha cerca de 732 milhões de usuários ativos por mês em julho de 2021 e que o aplicativo móvel foi baixado mais de dois bilhões de vezes.

Compare isso com o Twitter, que tem 397 milhões de usuários ativos por mês, e o Pinterest, que tem 478 milhões.

Com um público tão grande, as marcas estão começando a alavancar a popularidade da plataforma para atingir os clientes de novas maneiras. Uma estratégia de marketing da TikTok se tornou mais importante do que nunca.

A própria plataforma permite aos usuários filmar vídeos curtos, editá-los com efeitos, filtros, legendas e música, e publicá-los para seus seguidores.

Semelhante ao Twitter e Instagram, os criadores de conteúdo usam hashtags para ajudar os usuários que não os seguem a encontrar seu conteúdo.

Os usuários tendem a postar esquetes curtos, clipes com sincronização labial, vídeos assustadores, instruções e compartilhar experiências comuns, a maioria das quais comédia.

Como em qualquer plataforma de mídia social, se você deseja começar a divulgar sua marca no TikTok, é importante primeiro definir seus objetivos. Os objetivos comuns incluem:

  • Aumente o envolvimento na mídia social
  • Alcance um público mais jovem
  • Aumente seus seguidores
  • Aumentar o conhecimento da marca

Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente para sua estratégia de monetização do TikTok.

Marketing no TikTok para Empresas

Certifique-se de otimizar bem suas campanhas TikTok

Não importa a plataforma que você usa, é importante otimizar sua campanha para garantir que você obtenha bons resultados de forma consistente. Ao se esforçar antecipadamente para otimizar adequadamente o seu marketing, você poderá lançar facilmente campanhas que atraem novos leads, clientes e visitantes do site.

Comece com um público-alvo amplo

O TikTok Ads Manager é um ótimo lugar para começar a otimizar seus anúncios TikTok. Ele oferece uma ampla gama de opções de segmentação com base em sexo, idade, interesses e localização para identificar quem você deseja que veja seus anúncios.

Um bom lugar para começar é criar públicos semelhantes aos que você já sabe que têm alto valor para sua marca.

Por exemplo, se você sabe que grande parte do tráfego na loja é composta por mulheres de 25 a 35 anos, crie um público-alvo nesse grupo demográfico e a plataforma TikTok Ads encontrará perfis com personagens semelhantes a esses clientes, aumentando as chances de conversão.

Se você não sabe quais grupos deseja atingir, é melhor criar um público amplo. O TikTok Ads Manager pode ajudar usando IA para encontrar o melhor público-alvo para seus anúncios.

Também é importante ressaltar que há valor em testar diferentes interesses e comportamentos relacionados ao seu produto ou serviço antes de restringir demais o seu público-alvo.

É possível que existam mercados inexplorados no TikTok que você não tenha considerado antes.

Depois de publicar seu primeiro conteúdo, você pode começar a analisar os resultados. Preste atenção em quais grupos de público clicam em seus anúncios.

O algoritmo do TikTok também analisa os resultados para ajudá-lo a obter melhores resultados.

Dica de estratégia de marketing da TikTok: não otimize demais suas hashtags

As hashtags no TikTok funcionam de maneira um pouco diferente daquelas com as quais você está acostumado em outras plataformas.

Ao contrário do Facebook ou Instagram, você só deseja usar algumas hashtags no TikTok porque elas aparecerão no seu vídeo assim que você publicá-lo. 

Um vídeo cheio de hashtags terá uma aparência estranha e desviará a atenção do conteúdo. Provavelmente, também causará menos impacto no público que você está tentando alcançar.

É por isso que é melhor usar cerca de quatro a cinco hashtags relevantes por vídeo. Tente usar hashtags de tendência ou geralmente populares em seu nicho.

Hashtags são parte integrante de uma estratégia de marketing de tiktok

Dica de estratégia de marketing da TikTok: aproveite os desafios de hashtag para aumentar o engajamento

Os desafios de hashtag são particularmente populares no TikTok e devem sempre ser um componente-chave de sua estratégia de marca TikTok.

A ideia é que o usuário crie um vídeo de si mesmo realizando uma ação específica, como dançar uma determinada música ou exibir uma habilidade atlética.

Os usuários postam o vídeo no TikTok com as hashtags relevantes. As marcas podem alavancar a popularidade deles patrocinando um desafio de hashtag no que é conhecido como Desafio de Hashtag de marca.

Isso ajuda sua empresa a aumentar o engajamento e a conscientização com menos esforço do que criar uma campanha totalmente desenvolvida com vários ativos criativos.

Um Desafio Hashtag de marca bem executado inspira os usuários e os faz se interessar por seu produto. Também faz com que os consumidores participem ativamente de sua marca.

Aproveite vários criativos para manter os usuários engajados e reduzir a fadiga do anúncio

Em todas as plataformas digitais, é importante publicar vários criativos para uma única campanha. Isso não apenas ajuda a reduzir a fadiga do anúncio em seu público, mas também ajuda a entender melhor o que repercute em seu público-alvo.

Ao analisar quais anúncios são mais clicados, você obterá insights poderosos sobre o que funciona e o que não funciona com seu público. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a melhorar o criativo do seu anúncio:

Desenvolva conteúdo nativo

Pode ser tentador adaptar campanhas de outros canais ao TikTok; às vezes, isso pode funcionar. Mas, devido ao formato e estilo exclusivos do TikTok, é melhor desenvolver conteúdo especificamente para a plataforma. 

Crie conteúdo vertical para a tela do telefone, use sobreposição de texto e aproveite a biblioteca de música gratuita do TikTok.

Você também pode fazer suas campanhas publicitárias parecerem orgânicas por meio de conteúdo gerado pelo usuário.

Incluir pessoas

Vídeos TikTok gerados por usuários quase sempre têm pessoas neles. Para causar mais impacto e se adequar ao estilo da plataforma, é melhor que seus anúncios também incluam pessoas.

Uma maneira fácil de fazer isso é colaborar com um criador de conteúdo para melhorar o envolvimento da marca.

Família dançando e fazendo um tiktok na sala de sua família

Aumente o seu conteúdo

Use a opção Boosted TikToks para impulsionar seu conteúdo ou trabalhe com um criador que pode gerar conteúdo para sua marca. Isso ajudará a atingir seu público-alvo e aumentar o alcance de suas campanhas.

Use vários criativos

É melhor usar pelo menos três criativos diferentes e alterná-los periodicamente para manter as coisas atualizadas com seu público.

Trabalhe com influenciadores do TikTok para aumentar as vendas da marca

Há muito que os endossos fazem parte das estratégias de marketing: Michael Jordan para a Nike, George Clooney para a Nespresso e Taylor Swift para a Diet Coke.

Hoje, com a mídia social, os usuários anseiam por autenticidade ainda mais e tendem a confiar em pessoas reais em vez de marcas. Isso é chamado de marketing de influenciador.

É por isso que influenciadores de mídia social em todas as plataformas se tornaram tão populares . Essas pessoas tendem a construir comunidades grandes e engajadas de seguidores em torno de suas personalidades únicas e genuínas.

Homem gravando a si mesmo com uma câmera

Qualquer boa estratégia de crescimento do TikTok deve levar em consideração a colaboração com influenciadores.

Eles não só já têm um público integrado, como também sabem muito bem como a plataforma funciona e o que causará impacto em seu público. Eles conhecem os recursos e os tipos de conteúdo que farão parte das pessoas.

A maneira como geralmente funciona é que as marcas pagam influenciadores para usar seu produto na tela ou promovê-lo em seus vídeos.

Esta pode ser uma abordagem direta de falar sobre seu produto ou pode ser um uso mais divertido de seu produto de uma maneira nova e criativa.

Isso fará com que seu produto seja visto por novos olhos de uma forma envolvente, conquistando também a confiança dos clientes.

Incentive a criação de conteúdo pelos usuários da plataforma

O engajamento da comunidade é sua ferramenta mais poderosa ao fazer marketing no TikTok. Os usuários querem ser vistos e ouvidos e querem fazer parte de um momento cultural.

A abordagem antiquada de mensagens autorizadas unilaterais de marcas por si só não vai funcionar mais. Os TikTokers desejam estar ativamente envolvidos com o conteúdo da plataforma.

As marcas podem alavancar o marketing do influenciador no TikTok incorporando conteúdo gerado pelo usuário em seus esforços de marketing.

Isso mostra ao seu público potencial que você está interessado na participação dele e convida ainda mais usuários a participar, alavancando também o público deles.

Use a segmentação de anúncios TikTok

O TikTok Ad Manager permite que você segmente seu público com base em gênero, localização, idade, interesses e “outras variáveis ​​exclusivas”.

Assim que estiver mais avançado, você pode começar a criar “Públicos-alvo personalizados” e “Públicos-alvo semelhantes” para alcançar mais pessoas com características semelhantes às de seus clientes existentes. 

Experimente as ferramentas de gerenciamento de anúncios TikTok

Peter Drucker, o pai do pensamento moderno de gestão de negócios, escreveu uma vez: “O que é medido é gerenciado”. Analytics está no centro da publicidade digital hoje.

Se você não estiver medindo o impacto de sua publicidade, será extremamente difícil otimizar suas campanhas para melhorar seus resultados.

O TikTok Pixel ajuda a rastrear o impacto de seus anúncios TikTok. Ele fornece um código que pode ser integrado ao seu site para ajudá-lo a rastrear e entender melhor quais ações os usuários estão realizando em seu site.

Quando um usuário chega ao seu site, ele rastreia o comportamento e as conversões. 

Ele pode ajudá-lo a medir o desempenho de suas campanhas, otimizar a entrega dos anúncios e a criar “Públicos-alvo personalizados” e “Públicos-alvo semelhantes” com base em como os usuários se engajaram e onde pararam no funil.

Fique por dentro das análises do TikTok

Não é suficiente simplesmente configurá-lo e esquecê-lo quando se trata de análises. É extremamente importante monitorar seus dados semanalmente, mensalmente, trimestralmente e anualmente.

Isso ajudará você a entender as reações imediatas do público ao conteúdo que você publica, bem como as tendências ao longo do tempo. 

Aqui estão os dados mais comuns e úteis para ficar de olho em:

  • Número de visualizações do vídeo
  • Seguidores
  • Visualizacões de perfil
  • Número de curtidas
  • Comentários
  • Ações
  • Tempo total de jogo
  • Total views
  • Tipos de fonte de tráfego de tempo de exibição médio
  • Territórios de público

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